Hoje fazem 30 anos desde o lançamento do filme animado de aventura e comédia musical da Disney, Pateta: O Filme, que trouxe uma história emocionante e inusitada do personagem-título fazendo uma viagem de carro com seu filho adolescente, Max, servindo como uma comovente narrativa multi-geracional sobre a conexão entre pais e crianças adolescentes. O filme foi recebido de forma razoável durante seu lançamento (já que a própria Disney não dava valor para a produção pois estava mais preocupada com o lançamento de O Rei Leão, em 1994), mas ganhou uma legião apaixonada de fãs desde seu primeiro lançamento para mídia física, em formato de fitas VHS.
A animação dirigida por Kevin Lima traz uma narrativa que se conecta muito com as gerações mais jovens, uma excelente interpretação de interações familiares por parte do Pateta (Bill Farmer) e do Max (Jason Marsden) e uma trilha sonora animada e cativante do começo ao fim, com músicas como “I2I” e “Stand Out”, do cantor Tevin Campbell (no papel do artista internacional fictício, Powerline), que são adoradas e regravadas até os dias atuais. O filme ressurgiu na visão do público geral como um clássico cult da Walt Disney Animation, que tem ganhado relevância desde seu lançamento - e o da sua sequência, Pateta 2: Radicalmente Pateta, lançada há mais de 25 anos atrás.
Hoje, para comemorar os 30 anos do primeiro filme, a Disney está disponibilizando na sua plataforma de streaming, Disney Plus, o documentário Not Just A Goof, que promete mostrar relatos por trás dos bastidores da equipe de produção do longa, assim como o desapontamento da equipe após o aparente fracasso do lançamento e a ressurgência do longa no decorrer dos anos, mostrando a construção também de sua fanbase. O filme é estrelado por diversas pessoas que participaram da produção do longa original de 1995, como Lima, Farmer, Marsden, Campbell, o cantor David Z, o designer de personagens Bruce W. Smith, o animador Steve Moore, o editor Gregory Perler, o co-roteirista Brian Pimental e o produtor Dan Rounds.
Mas o melhor nisso tudo é que o documentário não é produzido pela Disney, apenas distribuído por eles, já que o projeto começou como um documentário independente produzido por fãs da animação! Christopher Ninness e Eric Kimelton cresceram com Pateta: O Filme na infância, e decidiram em meados de 2020 produzir um documentário falando sobre a crescente legião de fãs do filme, mostrando como a comunidade abraçou a produção depois de seu fracasso nas bilheterias e em qual estado a fanbase se encontra anos depois.
Com essa ideia em mente, eles entraram em contato com o diretor do filme original (Lima) e mostraram suas ideias para ele, que se comprometeu a apoiar o projeto - contanto que os dois prometessem que iriam finalizar o documentário. Depois de uma primeira conversa detalhada, profunda e pessoal com Lima, a dupla decidiu mudar os planos e trazer uma história não apenas sobre os fãs, mas para os fãs, com um conteúdo mais abrangente para o documentário - mostrando do começo ao fim a produção de 1995, passando pelos obstáculos e a repercussão do filme, tanto na época quanto atualmente.
Desde então, em meio à pandemia e às desavenças do cotidiano, a dupla gravou o conteúdo bruto e apresentou o projeto para a Disney em 2024 (aliás, era o mínimo a se fazer após produzir um conteúdo de peso sobre uma propriedade intelectual que você não possui), com a ajuda do produtor Don Hahn que auxiliou na ponte entre a dupla e a empresa. Depois de anos, e celebrando esta data comemorativa, a Disney decidiu acatar o projeto e disponibilizá-lo hoje, na Disney Plus dos Estados Unidos.
Você pode saber um pouco mais sobre a trajetória dos diretores do documentário nesta reportagem do site nofilmschool.com, onde os dois fazem um resumo dos pontos mais importantes de sua produção (o conteúdo está em inglês, mas para quem sabe, vale a pena a leitura). Achamos importante também apontar que o lançamento do documentário está acontecendo no exterior, mas não tivemos confirmação de que o conteúdo chegou à plataforma no Brasil, então teremos que esperar mais um pouco para ver o conteúdo completo.
PATETA: O FILME e PATETA 2: RADICALMENTE PATETA já estão disponíveis na plataforma Disney Plus
NOT JUST A GOOF foi lançado hoje na plataforma Disney Plus, mas aparentemente, apenas nos Estados Unidos. Não temos data de lançamento para o Brasil.
Se vocês também pudessem fazer um documentário sobre alguma produção cinematográfica que vocês amavam quando eram crianças, qual seria? Gostaríamos de saber o que vocês acharam do nosso conteúdo, então deixe seus comentários abaixo! Aproveite para nos seguir nas nossas redes sociais e ler o restante do nosso conteúdo aqui no blog, a equipe da redação agradece! Não se esqueça de acompanhar nossas lives no Instagram e nossos episódios no seu agregador de podcast favorito!
0 Comentários