Imagem de divulgação, Ikaruga. Descrição: uma nave desviando de projéteis pretos com cotorno vemelho e brancos com contorno azul, a esquerda a escrita "Ikaruga" e caracteres japoneses. |
Se você é um jogador de vídeo games com uma carreira longa, ou o tal do “retro gamer”, com toda certeza já se deparou com os populares “jogos de navinha”.
Seja nos consoles caseiros, PC ou nos Arcades, os Shoot ‘Em Ups (Shmups) tiveram seus tempos de glória há décadas atrás e conquistaram os corações de milhares de jogadores, mas teria esse gênero ficado no passado?
Atualmente, a comunidade “gamer” tem cada vez mais criado uma necessidade de desempenho por desempenho, gráficos melhores e mais quadros por segundo são vistos como uma necessidade, fazendo com que muitos nem joguem caso esses requisitos não sejam atendidos. Este público tende a ignorar jogos antigos e produções atuais de fora da grande indústria, os chamados indies, para gêneros como Shmup, que criou sua base de jogadores principalmente no passado e se vale hoje em dia do mercado indie, isso é uma grande questão.
Matando de vez o questionamento, não, os “jogos de navinha” não ficaram só no passado, muito se produz até hoje, sejam títulos novos ou conteúdo da comunidade, sendo esta unida, prestativa e acolhedora, além de serem jogadores apaixonados por desafios.
Essa paixão por se desafiar é um dos principais pontos que mantém os pilotos de navinhas virtuais na ativa e se reunindo, organizando competições e criando tutoriais para ajudar outros players a melhorar nos jogos. Se você é do tipo fã de Souls like, ou qualquer outro tipo de jogo desafiante, venha conhecer o mundo dos Shmups, talvez se encante também, principalmente por Bullet hell, jogos conhecidos por sua dificuldade que exigem bons reflexos dos jogadores.
Até agora, pode parecer que é uma comunidade unicamente competitiva, mas se você é casual, não se assuste, há espaço para todo mundo. Você pode curtir seu single player, usar vidas infinitas, apenas se divirta, ainda assim é mais do que bem-vindo para interagir conosco.
Se você gosta de acompanhar jogadores habilidosos, mas não gosta de exigir muito de si, também é bem-vindo, garanto que irá se divertir.
Apesar da alcunha popular, nem só de “navinhas”, vive esse estilo de jogo, temos: insetos, mechas, bruxas, helicópteros e até homens sarados de sunga. Se você ficou curioso, irei apresentar alguns criadores que os levarão para estes títulos, quem sabe não faça um texto futuro com recomendações.
Para os pilotos aposentados, espero que o texto possa ter lhe animado para retornar ao cockpit, nesse caso lhe convido a trocar recomendações e memórias com a comunidade, além de dar uma chance para os novos títulos.
Imagem de divulgação, Gynoug. Descrição: um ser angelical está sobre uma pedra, apontando o punho aos céus, sob ele criaturas horrendas observam. |
Pessoalmente não sou um jogador muito habilidoso, também não sou dos maiores conhecedores do gênero, mas amo Shmups desde a infância graças a um tio que me apresentou diversos de seus jogos favoritos, tornando os fins de semana em que ia visitá-lo algo memorável, principalmente porque eu nem sonhava em ter Pc na época e esse tio e sua esposa, davam acesso para este que vos fala e outros primos.
Já na adolescência, senti falta das naves coloridas da infância, mas influenciado por cultura pop japonesa e uma curiosidade pelo “diferente”, acabei chegando a Touhou, um Bullet hell indie muito popular, onde você controla garotas que soltam magia. Ali, o vício me pegou de vez e não largou.
Esse estilo de jogo é além de tudo relaxante, se você não conhece ainda, faça o teste, entre as balas brilhantes e pixeladas há uma paz de espírito inexplicável, são meus jogos de “conforto”.
Como mencionei antes, não sou a melhor pessoa para ensinar a jogar ou indicar jogos, mas conte comigo caso queira conversar sobre, porém indicarei criadores da comunidade, eles tornarão sua jornada algo mais agradável.
É um produtor de conteúdo de jogos diversos, mas ama Shmups e está sempre jogando e recomendando jogos nas lives. Além disso, ele organiza diversos torneios de “navinha”, mas não só, apareçam nas lives para conhecer.
Ele criou uma planilha muito bem organizada, com jogos disponíveis na Steam e seus preços promocionais, além de dividir por categorias como “recomendado para iniciantes”, o que pode ajudar os neófitos. Agora mesmo, vários jogos estão em promoção na Steam, então é uma boa hora para começar ou retornar para este mundo. Caso queira a planilha, é só solicitar na live do Manda.
É um criador de conteúdo com foco principal em Shoot 'Em Ups, como o nome explicita. Eu o considero a enciclopédia viva da comunidade. Se você precisa encontrar algo para jogar, este cara com certeza pode te ajudar.
Seu conteúdo vai desde listas com lançamentos e atualizações próximas dos jogos, até lives de gameplay e campeonatos organizados pelo mesmo.
Ele também tem um canal em inglês com a mesma temática, você pode conferir aqui.
O aniversário dele ocorreu poucos dias antes da postagem, então ficam aqui os meus parabéns, toda minha admiração e carinho para você e seu conteúdo.
Conheci o mesmo no chat da live do canal ShmupsBr, trata-se de um produtor de conteúdo de retro games e Shmup competitivo.
No canal dele você vai acompanhar gameplays e competições, além de aprender no processo.
Ilustrador, editor e produtor de conteúdo.
Jota produz muito sobre retro game e história dos jogos, mas apesar de não ser exatamente seu foco, ele sempre foi uma referência para mim quando o assunto é Shmup, recomendo muito seu conteúdo sobre, além de tudo, ele joga bem.
Infelizmente, não conheço tantos criadores da comunidade, além disso, não costumo mencionar criadores com os quais não falei antes sobre, então por favor fiquem à vontade para mencionar trabalhos recomendados.
Considerem nos seguir nas redes sociais e acompanhar nossos episódios no agregador de sua preferência.
0 Comentários