CASTELO RÁ-TIM-BUM: Exposição dos 30 anos da série é adiada por incêndio

Foto da maquete do castelo, da série Castelo Rá-Tim-Bum / Divulgação / TV Cultura

Olha, eu admito que tinha preparado um texto super explicativo e bem mais humorado para a inauguração desta nostálgica exposição que seria aberta amanhã, mas se vocês também estão acompanhando as notícias recentes, sabe que a situação não está nada animadora. Tenho o desprazer de anunciar que a aclamada exposição do Castelo Rá-Tim-Bum, famosa série de televisão dos anos 90 e que seria aberta amanhã (dia 10 de Outubro), foi adiada por conta de um incêndio que aconteceu neste último sábado (dia 5) e destruiu a área externa da fachada do Solar Fábio Prado.


Para quem nunca ouviu falar da série infantil mais assistida da TV Cultura (eu não sei como tu não ouviu falar disso, mas ok), Castelo Rá-Tim-Bum foi produzida entre 1994 e 1997, totalizando 90 episódios e um filme em 1999. Ela foi criada e dirigida por Cao Hamburger, contando a história de Nino Stradivarius, um garoto que vive com seus tios, Victor e Morgana, num castelo em algum bairro não especificado de São Paulo, onde Nino vive seus dias estudando, sem nenhum amigo por perto.


Quando um trio de crianças (Pedro, Biba e Zeca) se depara “acidentalmente” com o Castelo, eles conhecem o Nino e descobrem que, apesar de ser uma criança, ele é um feiticeiro em treinamento com mais de 300 anos de idade. O quarteto cria uma amizade duradoura e as crianças visitam Nino diariamente, interagindo com os demais residentes mágicos do Castelo e passando por diversas aventuras educativas e lúdicas.


Foto da exposição Castelo Rá-Tim-Bum no Museu da Imagem e do Som, mostrando o hall de entrada do castelo e a árvore da Celeste / Divulgação / TV Cultura / MIS

A partir desta quinta-feira uma nova edição da exposição, em comemoração aos 30 anos da série, seria sediada no Solar Fábio Prado (também conhecido por sediar o Museu da Casa Brasileira até 2023), ocupando mais de 600 metros quadrados, 18 salas temáticas e itens de cenários que jamais foram expostos antes. Um dos pontos mais aclamados dessa nova edição era a recriação da fachada do Castelo na entrada, com mais de 17 metros de altura, mas esse foi o principal espaço afetado pelo incêndio do último fim de semana, que aparentemente foi acidental.


Tanto o prédio histórico quanto a exposição não foram danificados, e nenhuma pessoa se feriu no acidente. Por conta da destruição de uma das peças centrais da experiência imersiva planejada pela equipe da TV Cultura, a exposição foi adiada e ainda não temos uma data confirmada para seu retorno.


Se você nunca teve a chance de visitar as edições anteriores da exposição quando ela esteve em São Paulo (Museu da Imagem e do Som, em 2014, e Memorial da América Latina, em 2017), essa poderia ter sido a sua chance de aproveitar essa aventura pelos muros do castelo, em meio à diversos cenários icônicos. Entre as 18 salas, haveríam espaços inéditos trazendo histórias dos bastidores do seriado e homenageando os profissionais que ajudaram na criação de uma das obras audiovisuais mais adoradas pelo público brasileiro!


Abertura da série Castelo Rá-Tim-Bum / Reprodução / TV Cultura / Youtube

A exposição começaria no dia 10 de Outubro e permaneceria na cidade até o final do mês de Novembro, estando aberta das terças às sextas-feiras, do meio-dia até as 8 da noite, com os ingressos no valor de 40 reais (inteira) e 20 reais (meia). Durante os fins de semana e feriados, a exposição ficaria aberta das 10 da manhã até as 8 da noite, com os ingressos no valor de 60 reais (inteira) e 30 reais (meia), e seria disponibilizado entrada gratuita para crianças até 5 anos.


Quem aqui ficou arrasado com esse incêndio? Quem ainda quer visitar o Castelo mais uma vez? Quem aqui assistiu a série quando ela ainda passava na TV Cultura? Gostaríamos de saber o que vocês acharam do nosso conteúdo, então deixe seus comentários abaixo! Aproveite para nos seguir nas nossas redes sociais e ler o restante do nosso conteúdo aqui no blog, a equipe da redação agradece! Não se esqueça de acompanhar nossos episódios no seu agregador de podcast favorito.

Postar um comentário

0 Comentários