ASSASSIN'S CREED SHADOWS: Estatueta remete aos horrores da bomba atômica

Arte de capa de Assassin's Creed Shadows / Divulgação / Ubisoft

Olha, vamos deixar uma coisa bem clara antes de começarmos esse texto: já deve ser de conhecimento geral dos consumidores de jogos eletrônicos (ou ao menos, eu espero que seja) que a situação atual da Ubisoft está horrível, e esse certamente ficará marcado como um dos piores anos fiscais para a empresa, que ainda tenta se reerguer depois do fracasso financeiro de Star Wars Outlaws.


Em meio à tantos deslizes que eles cometeram neste ano, principalmente aqueles que causaram o adiamento de Assassin’s Creed Shadows para fevereiro de 2025, esse último “lançamento” da desenvolvedora francesa certamente pode ser considerado como uma ofensa à comunidade japonesa (que eles tanto queriam retratar com respeito e carinho no seu próximo projeto), além de um sinal de que ela pode bater as botas em breve…


Para contextualizar, a Ubisoft tem recebido diversas críticas da comunidade  japonesa perante o devido uso de elementos visuais e arquiteturas históricas no seu próximo jogo, já que eles têm errado em vários itens que aparecem no projeto, como o uso de artes promocionais de um grupo de historiadores moderno sem a devida autorização, a exposição de elementos chineses e coreanos no meio do cenário e a modelagem de uma estátua budista específica que não deve ser utilizada em quaisquer tipos de produções midiáticas.


Foto de colecionável de Assassin's Creed Shadows / Divulgação / Ubisoft / Qlectors

Recentemente (antes do jogo ser adiado e da Ubisoft afirmar que não estaria mais presente na Tokyo Game Show e na Brasil Game Show deste ano), a desenvolvedora anunciou uma estatueta colecionável em formato “chibi”, feita em parceria com a marca Qlectors. A estatueta de 15 centímetros vem com os dois protagonistas do jogo (a shinobi Naoe e o samurai afro-descendente Yasuke) e um cenário de batalha, mostrando os protagonistas ao redor de um portão torii quebrado.


Para aqueles que conhecem um pouco da cultura japonesa (ou costumam visitar o bairro da Liberdade com frequência, em São Paulo) devem saber que os portões torii possuem um enorme significado histórico e são um importante símbolo religioso e cultural. Erguidos em diversos templos do território nipônico desde 1500, eles geralmente são portões de entrada dos santuários xintoístas e “a transição do espaço mundano para o sagrado”, tornando sua importância em algo inquestionável para a sociedade japonesa.


Ter uma representação visual de um portão torii partido ao meio não é apenas ofensivo como também remete aos ataques nucleares de 1945, já que o único portão torii quebrado na vida real e que ainda se encontra de pé é o do Santuário Sanno, fundado em 1868. O santuário fica localizado a cerca de 900 metros do epicentro da explosão em Nagasaki, e apesar de ter se quebrado pela onda de choque, a perna do portão torii foi a última coisa que resistiu à destruição em massa que ocorreu no dia 9 de Agosto, se tornando um símbolo marcante que, apesar de demonstrar a perseverança do país de se reerguer depois do desastre, leva consigo a memória da derrota na guerra e da maior tragédia histórica do Japão.


Recorte de foto de portão torii destruído após explosão nuclear no Santuário Sanno, na província de Nagasaki / Divulgação / Shigeo Hayashi / Museu de Arte Fotográfica de Tóquio

Não importa se o desenvolvimento dessa estatueta foi um deslize na produção e na falta de um estudo aprofundado na cultura japonesa por parte da Ubisoft, ou se eles realmente sabiam o que estavam fazendo e queriam dar o troco pelos comentários negativos ao jogo: a semelhança entre o produto e a realidade é claro, e ter algo nesse nível visualmente apresentado ao público japonês seria a mesma coisa que fazer uma maquete do World Trade Center durante o 11 de Setembro, dar de presente para um americano e revender diversas versões da mesma maquete.


Essa discussão deu o que falar no X (#VOLTATWITTER), onde diversos usuários ficaram abismados com a decisão criativa da Ubisoft. Até o momento, não se sabe se a pré-venda desses produtos serão canceladas, apenas sabemos que o jogo foi adiado, o que não apenas significa que essa bomba que Assassin’s Creed Shadows tem se tornado possui mais tempo para explodir, mas também que teremos a chance de ver uma competição acirrada entre dois jogos com premissas e ambientações históricas extremamente semelhantes, agora é só esperar por mais notícias sobre Ghost of Yotei e ver como a Ubisoft vai reagir à jogada da Sucker Punch.


ASSASSIN’S CREED SHADOWS será lançado no dia 14 de Fevereiro de 2025, para PS5, XBOX Series X e Series S, PC e Steam


GHOST OF YOTEI tem previsão de lançamento para 2025, para PS5


STAR WARS OUTLAWS já está disponível para PS5, XBOX Series X e Series S e PC


E vocês, o que mais esperam dessa bomba da Ubisoft? Gostaríamos de saber o que vocês acharam do nosso conteúdo, então deixe seus comentários abaixo! Aproveite para nos seguir nas nossas redes sociais e ler o restante do nosso conteúdo aqui no blog, a equipe da redação agradece! Não se esqueça de acompanhar nossos episódios no seu agregador de podcast favorito.

Postar um comentário

0 Comentários