AINDA ESTOU AQUI: Grande aposta brasileira do Oscar retrata uma emocionante jornada durante a Ditadura

Cartaz do filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles / Divulgação / Globoplay Originals

Para provar que aqui no BansPodNerd a gente também sabe falar de cultura brasileira (o que não tem muito o que se provar, já que até soltamos um texto sobre a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum), estamos aqui para apresentar o mais novo filme brasileiro que tem sido aclamado pela crítica internacional! Mas para aqueles que não estão sabendo da história por detrás do filme Ainda Estou Aqui, acho bom começar essa jornada do começo…


Marcelo Rubens Paiva é um famoso escritor e jornalista brasileiro que ficou altamente conhecido no país por diversos motivos, sendo um deles o lançamento do seu livro Feliz Ano Velho, onde retratava momentos da sua vida em forma de um romance. Essa obra se tornou o livro brasileiro mais vendido do mundo na década de 1980, sendo traduzido em diversos idiomas, adaptado em diversos formatos e ganhando o Prêmio Jabuti em 1983, considerado como a maior premiação literária brasileira. No livro em questão, Marcelo retrata momentos de sua juventude e como ele superou as adversidades que a vida lhe impôs, principalmente o acidente que lhe deixou tetraplégico aos 20 anos de idade e o desaparecimento de seu pai aos 6 anos.


Foto de ex-deputado federal Rubens Paiva, ao lado da família, incluindo seu único filho, Marcelo Rubens Paiva, e sua mulher, Eunice (à esquerda) / Divulgação / UOL

O pai de Marcelo foi Rubens Paiva, um engenheiro civil e deputado federal brasileiro, reconhecido nacionalmente por ser um dos diversos políticos socialistas que foram cassados durante o Golpe de Estado de 1964, quando foi instaurada a Ditadura Militar no país. Rubens foi deportado, cassado, preso, torturado e assassinado no Rio de Janeiro pelas forças militares em 1971, se tornando um entre os milhares de outros “desaparecimentos políticos” na época da Ditadura que foram “encontrados” apenas décadas depois, graças a Comissão Nacional da Verdade de 2011, que trabalhou por anos para relatar e trazer à tona os mais de 400 crimes e violações cometidos contra os direitos humanos no período do Golpe Militar.


Com tudo isso em mente, vêm à tona a história de Ainda Estou Aqui, outra autobiografia de Marcelo Rubens Paiva publicada em 2015, onde ele retrata a história de sua mãe enquanto passa com ela seus últimos momentos de vida e de lucidez. O livro conta tanto o momento atual da relação entre mãe e filho, onde Eunice Paiva começa a sofrer com o mal de Alzheimer, quanto também momentos da infância de Marcelo, onde via sua mãe estudar advocacia, cuidar dele e de suas 4 irmãs e se tornar uma ativista política que jamais parou de tentar desvendar o paradeiro do marido, acreditando fielmente que ele ainda estaria vivo em algum lugar.


O livro foi outra obra aclamada pela crítica, e agora se tornou um aclamado filme dramático, digno de concorrer ao Oscar! A história foi adaptada para as telonas, que possui direção do premiado Walter Salles (Central do Brasil; Paris, Te Amo; Linha de Passe) e conta com a atuação de Fernanda Montenegro e Fernanda Torres como duas versões de Eunice, assim como Selton Mello como Rubens Paiva. O filme foi lançado no Festival de Veneza deste ano, onde foi ovacionado em todas as suas exibições e ganhou um enorme destaque na competição, recebendo o prêmio de Melhor Roteiro do festival!


Foto (da esquerda para direita) de Selton Mello, Fernanda Torres e Walter Salles, em Festival de Veneza / Divulgação / G1 - Globo

Além de mais aparições em outros festivais e ter ganhado outras premiações (como no Critics Choice Awards, pela atuação de Torres, e no Festival de Vancouver, pelo voto popular), o filme original da Globoplay foi oficialmente selecionado pela Academia Brasileira de Cinema para representar nosso país na competição de Melhor Filme Internacional na premiação do Oscar de 2025! O filme já está sendo exibido ao redor do mundo, tendo aparecido nos festivais de Toronto, San Sebastian e Nova York.


Mas não se preocupem, caros cinéfilos, pois o filme já está chegando para nossas salas de cinema! A estreia oficial do filme será no dia 7 de Novembro, mas se vocês residem na cidade de São Paulo, então podem querer ficar de olho na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (ou 48th São Paulo Int’l Film Festival), onde este e demais filmes aclamados pela crítica terão exibições especiais entre os dias 17 e 30 de Outubro!


AINDA ESTOU AQUI será lançado no dia 07 de Novembro de 2024, nos cinemas.


A 48ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA EM SÃO PAULO acontece entre os dias 17 e 30 de Outubro, em espaços selecionados da cidade de São Paulo.


E vocês, sabiam de toda essa história por trás da família Paiva? Quem está ansioso para chorar com este filme nos cinemas? Gostaríamos de saber o que vocês acharam do nosso conteúdo, então deixe seus comentários abaixo! Aproveite para nos seguir nas nossas redes sociais e ler o restante do nosso conteúdo aqui no blog, a equipe da redação agradece! Não se esqueça de acompanhar nossos episódios no seu agregador de podcast favorito.

Postar um comentário

0 Comentários