HARRY POTTER: Jogo de LEGO será remasterizado, mas será que precisa?

Recorte da arte de capa de LEGO Harry Potter: Years 1-4 / Divulgação / LEGO / TT Games

Isso me pegou de surpresa e meu descontentamento (assim como o de alguns fãs) é bem evidente, então se segura que lá vem textão!


Se você não é tão ligado assim no universo de Harry Potter, então não deve ter visto que no começo do mês aconteceu um evento nas redes sociais chamado Back to Hogwarts. Resumidamente, o dia 1º de Setembro seria a data de retorno às aulas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, o que costuma ser um enorme evento com várias novidades para o mundo do bruxinho e com um encontro presencial no pavilhão de entrada da estação King’s Cross, localizado em Londres (o que curiosamente não ocorreu neste ano). 


A livestream, que aconteceu nas contas oficiais de Harry Potter em diversas mídias, falou sobre novidades da área temática The Wizarding World of Harry Potter: Ministry of Magic (que deve chegar ao Universal’s Epic Universe, quando o novo parque temático da Universal Orlando Resorts for lançado no ano que vem), atualizou o calendário de exposições interativas da saga ao redor do mundo (como a Harry Potter: The Experience, que está acontecendo neste exato momento em São Paulo, no Parque Ibirapuera) e até mostrou um primeiro trailer da nova série de competição culinária inspirada na franquia, Harry Potter: Wizards of Baking, que deve ser lançada ainda neste ano.


Entre estes e alguns outros anúncios, o que incomoda mesmo foi uma notícia que, se fossem por outras circunstâncias, muitos estariam pulando de alegria: o jogo eletrônico LEGO Harry Potter Collection, receberá uma versão remasterizada para a nova geração de consoles (PS5 e XBOX Series X e Series S) e para PC, através da Steam


A coletânea consiste nos dois jogos LEGO Harry Potter: Years 1-4 (2010) e LEGO Harry Potter: Years 5-7 (2011), que foram lançados para o Nintendo Wii, XBOX 360 e PS3, mas foi relançado de forma remasterizada e unificada para o PS4 (2016), para o XBOX One e para o Nintendo Switch (2018). Até o momento, os usuários de PC podem jogar a versão original dos dois jogos, enquanto que a coletânea atual está disponível para jogar nas novas plataformas por retro compatibilidade, fornecendo a mesma experiência gráfica em qualquer versão.


Com essa informação em mente, a equipe do jogo afirmou que o remaster da coletânea estará disponível no dia 8 de Outubro em formato digital, com qualidade gráfica aprimorada e conteúdo rodando em resolução 4K (o que pode ser até legal, para um jogo que já possui suas cutscenes com uma visão “relativamente” datada). Além disso, aqueles que já possuem a coletânea atual em quaisquer consoles ou já adquiriu a versão para PC dos dois jogos iniciais terão um desconto na compra do remaster.


Trailer de anúncio de versão remasterizada de LEGO Harry Potter Collection / Reprodução / Youtube

E é aí que a situação vira uma completa sacanagem! A coletânea atual (da qual várias pessoas já devem ter platinado) ainda está disponível nessas novas plataformas em um formato acessível e visualmente aceitável (acho até que a versão atual do jogo possui um certo charme por ter um estilo voltado à época dos sets produzidos pela LEGO entre 2010 e 2011). Eu sou super a favor de atualizar conteúdo para que mais pessoas tenham a possibilidade de curtir algo antigo, seja por um remaster (como fizeram recentemente com Sly Cooper and the Thievius Raccoonus para PS4 e PS5) ou por um remake (como o jogo Disney’s Epic Mickey: Rebrushed, que será disponibilizado a partir do dia 24 de Setembro), mas mesmo com o desconto, acredito que eles estão cobrando um preço absurdo por algo que muito provavelmente será a mesma coisa do anterior, numa versão que - e eu devo frisar de novo - já está disponível nas novas plataformas.


Criar uma versão atualizada de algo que já tá rodando muito bem para a geração atual apenas com mínimas atualizações de performance gráfica e cobrando um preço cheio pelo pacote completo, te fornecendo a mesma experiência que o anterior: senhoras e senhores, tudo isso tá parecendo muito com a mesma situação do anúncio de lançamento do PS5 Pro que rolou nessa última terça-feira (dia 10 de Setembro), ou para alinhar mais com o universo de desenvolvimento de games, tá sendo o mesmo tipo de tratamento que a Naughty Dog fez com as versões remasterizadas de The Last of Us e The Last of Us: Part 2.


Claro, se a coleção (ou as duas versões originais do jogo) não estivesse disponível de forma alguma nos consoles modernos ou nos computadores mais recentes, a situação certamente não seria a mesma e eu aceitaria esse "remaster do remaster" com os braços abertos (até poderia ser um dos malucos que compraria a novidade no lançamento), mas esse não é o caso.


Eles até poderiam adicionar um novo conteúdo ao pacote e a perspectiva do público sobre o remaster seria mais positiva (como a SEGA está fazendo com Sonic X Shadow Generations, ou como a Nintendo fez com Super Mario 3D World + Bowser’s Fury), mas eles nem se importaram com isso, diferente de outras equipes que estão desenvolvendo jogos para o The Wizarding World, como Harry Potter: Quidditch Champions ou Hogwarts Legacy, do qual a equipe da WB Games já afirmou que tem planos para produzir uma continuação.


Recorte de gameplay de Harry Potter and the Chamber os Secrets / Divulgação / EA Games

Com essa informação na cabeça dos potterheads, eu consigo sugerir duas ótimas alternativas que tanto a LEGO quanto a equipe da WB Games poderia fazer com a propriedade intelectual ao invés dessa óbvia armadilha para os fãs:


Uma delas seria remasterizar os jogos da franquia, mas não esse. LEGO Harry Potter Collection ainda tem um ótimo tempo de vida pela frente, mas diversos jogos antigos da saga e que foram adorados pelo público poderiam receber esse tipo de tratamento, como A Pedra Filosofal, A Câmara Secreta e O Prisioneiro de Azkaban, que foram lançados para o PlayStation 1 e 2, o XBOX original, o Game Cube e o GameBoy Advance. Se a ideia não funcionar (o que pode acontecer por conta destes jogos terem sido produzidos - e alguns desenvolvidos - pela EA Games), talvez seja até uma boa fazer uma nova série de jogos seguindo a jornada da série que está em pré-produção.


A segunda e talvez mais plausível, seria produzir um novo jogo de LEGO Harry Potter, totalmente do zero e com base nos novos sets que a empresa tem feito para a franquia desde 2018. Na melhor das hipóteses, esse jogo poderia ser o que LEGO Star Wars: The Skywalker Saga foi para a propriedade intelectual da Lucasfilm: um jogo imersivo que compilava todos os filmes da franquia, te deixava visitar os planetas mais importantes e te colocava na pele (de plástico) de qualquer personagem, desde os principais até os mais inusitados e esquecidos pelos fãs. Um jogo deste calibre para LEGO Harry Potter poderia revitalizar o amor dos consumidores pelo bruxinho e abranger o conteúdo que foi deixado de lado nos filmes.


O único problema no meio disso tudo é que todas essas alternativas, apesar de agregarem muito mais à marca do que a situação atual, custam dinheiro e a necessidade de usar os direitos autorais da obra da J.K. Rowling, e todos nós sabemos das controvérsias que tem cercado a autora nos últimos anos, mesmo com o enorme sucesso que a própria franquia tem feito desde então. Por conta disso, tudo o que podemos fazer é sonhar pelo melhor (e talvez esperar por mais alguns anos até que a compra do novo remaster realmente seja algo que vale a pena fazer).


Arte do jogo Harry Potter: Quidditch Champions / Divulgação / Unbroken Studios

LEGO HARRY POTTER COLLECTION será lançado no dia 8 de Outubro para PS5, XBOX Series X e Series S e PC, em formato digital.


LEGO HARRY POTTER COLLECTION já está disponível para PS4, PS5, XBOX One, XBOX Series X e Series S e Nintendo Switch.


Por favor, me falem que eu não sou o único que ficou levemente indignado com isso, né? Gostaríamos de saber o que vocês acharam do nosso conteúdo, então deixe seus comentários abaixo! Aproveite também para nos seguir nas nossas redes sociais e acompanhar nossos episódios no seu agregador de podcast favorito!

Postar um comentário

0 Comentários