Eis aí o fim de uma era. Hoje, dia 5 de Agosto de 2024, a edição semanal da revista Weekly Shonen Jump foi lançada no Japão, trazendo com ela o capítulo 430 do mangá My Hero Academia, escrito e ilustrado por Kohei Horikoshi, completando sua história original para a saga dos estudantes da academia de heróis U.A. e finalizando uma jornada composta de mais de 40 volumes e produzida por mais de 10 anos.
Iniciado no dia 7 de Julho de 2014, a história por trás de My Hero se inicia bem antes, quando o mangaká tentava ganhar notoriedade no mercado e publicava suas one-shots (histórias curtas de um único capítulo, às vezes com a intenção de produzir uma série de volumes ao redor da versão original). Entre elas, ele divulgou o one-shot Boku no Hero em 2008, com diversos elementos que depois seriam readaptados para o que hoje se tornou Boku no Hero Academia. Assim que conseguiu certo reconhecimento e foi contratado para a Weekly Shonen Jump em 2010, Horikoshi tentou a sorte com algumas séries que foram serializadas por alguns meses (Oumagadoki Zoo e Barrage, respectivamente), mas nenhuma delas conseguiu muita visibilidade dos fãs.
Entretanto, juntando algumas ideias antigas e elaborando uma história que, segundo ele, sempre quis contar, Horikoshi conseguiu transformar o emaranhado de ideias soltas em uma obra que unificou os corações de todos os leitores e adoradores de mangás shonen e de quadrinhos de super-heróis, se tornando uma das histórias mais aclamadas de todos os tempos da revista (o que não é pouca coisa, já que diversos mangakás dariam a vida para conseguir manter uma série viva por mais de dez anos, principalmente quando sua concorrência direta - e consequentemente, seu colega de trabalho - é o próprio criador de One Piece!)
Para quem não conhece, a história principal de My Hero Academia segue a jornada de Izuku Midoriya (apelidado de Deku), um jovem estudante comum. Deku vive em um universo onde 80% da população mundial possui algum tipo de dom, ou individualidade (o equivalente a um super-poder), transformando a ideia de ser um super-herói em uma profissão cotidiana. Por fazer parte dos 20% da sociedade que não desenvolveu uma individualidade na infância, o maior desejo de Deku parece estar totalmente fora de alcance, mas um inesperado encontro com All Might, o maior herói do mundo e sua principal inspiração, pode mudar o rumo da sua vida para sempre. Será que Deku pode alterar o próprio destino e alcançar seus sonhos?
Durante dez anos, Horikoshi deu seu sangue e suor para escrever tanto a história que ele queria mostrar para o mundo quanto a jornada que diversos fãs cativados por sua escrita queriam ver, e o caminho até aqui foi recheado por um turbilhão de novidades para ele e sua história, como o lançamento do anime em abril de 2016 (que ainda está em exibição), as diversas premiações adquiridas pelo mangá, vários jogos eletrônicos de sucesso nas costas (incluindo também a aparição dos personagens no crossover Jump Force e recentemente em Fortnite), alguns mangás spin-offs (como My Hero Academia Smash!! e Vigilante: My Hero Academia Illegals), a produção de 4 filmes originais que agregam à história do anime, uma peça de teatro, vários itens de merchandise e até um breve período de banimento da série na Coréia do Sul e na China…
Mas no final de tudo, Horikoshi terminou de serializar sua história mais famosa, deixando diversos fãs animados (ou extremamente irritados, pois o fandom de My Hero está uma bagunça há anos…) e agradecidos pela jornada que lhes foi proporcionada até aqui (Entre eles, Gege Akutami, mangaká e criador de Jujutsu Kaisen, que parabenizou Horikoshi pelos 10 anos de trabalho duro e lhe agradeceu por sua obra, já que afirmou que Jujutsu Kaisen certamente não existiria se My Hero nunca tivesse sido publicado).
Porém, mesmo com o fim da história original, a equipe por trás da Weekly Shonen Jump anunciou que a conclusão do mangá apresentará diversos projetos futuros, e agora não se tem certeza de que esta será a conclusão das aventuras de Deku, Bakugo, Todoroki e os demais alunos da classe 1-A. Além destes “novos projetos”, o anime ainda está chegando nos arcos finais da história e pode nos trazer algumas reviravoltas intrigantes. Também é bom lembrar que a equipe de produção dos filmes pode voltar à ativa e preparar mais conteúdo adicional sobre o anime depois do lançamento de My Hero Academia: The Movie - You’re Next!, quarto filme da franquia que estreou no Japão na última sexta (dia 2 de Agosto).
De qualquer forma, sendo esse o final verídico ou não, My Hero Academia ainda vive nos corações de todos aqueles que um dia pararam para ler um volume publicado pela JBC ou para acompanhar um dos episódios na Crunchyroll. E Horikoshi terá um merecido descanso, depois de 10 anos e 1 mês escrevendo uma aventura comovente que finalmente alcançou sua linha de chegada.
O mangá de MY HERO ACADEMIA e seus spin-offs, MY HERO ACADEMIA SMAH!! e VIGILANTE: MY HERO ACADEMIA ILLEGALS já estão disponíveis para compra nas bancas e nas livrarias
O anime de MY HERO ACADEMIA está sendo lançado semanalmente na plataforma Crunchyroll
O primeiro e segundo filme de MY HERO ACADEMIA (TWO HEROES e HEROES: RISING) estão disponíveis na Netflix
O terceiro filme de MY HERO ACADEMIA (WORLD HEROES’ MISSION) não está disponível em nenhuma plataforma de streaming no momento
O quarto filme de MY HERO ACADEMIA (YOU’RE NEXT!) está em cartaz nos cinemas japoneses
Quem aqui acompanhou My Hero Academia até o final? O que vocês estão achando do anime atualmente? Gostaríamos de saber o que vocês acharam do nosso conteúdo, então deixe seus comentários abaixo, já que isso nos ajuda demais com nosso trabalho! Aproveite também para nos seguir nas nossas redes sociais e acompanhar nossos episódios no seu agregador de podcast favorito. Também estamos realizando transmissões ao vivo todos os domingos, pelos nossos canais da Twitch e do Youtube. Gostaríamos de ter vocês presentes para acompanhar nossos papos!
0 Comentários