Depois de quatro dias extremamente exaustivos, finalmente pude descansar e refletir sobre minhas experiências durante o Anime Friends de 2024, evento focado em cultura popular japonesa que aconteceu nos dias 18 a 21 de Julho, no recém-reformado Distrito Anhembi. A convenção não teve uma de suas melhores edições em 2023, quando comemorou seu vigésimo aniversário, mas admito que, na última semana, o resultado alcançado pela equipe da Maru Division me agradou, e pude me entreter mais do que esperava, principalmente depois do que passei durante a Gamescom Latam, da qual vocês já podem ler minhas opiniões aqui no blog.
Já aproveito para começar dizendo que o próprio Distrito Anhembi deve ser considerado como importante ponto positivo: o espaço para a convenção estava consideravelmente amplo, permitindo uma movimentação agradável mesmo nos dias de maior lotação (como na quinta-feira, dia no qual o ingresso é liberado gratuitamente para o público geral), e até as filas estavam maleáveis, mesmo com o susto que algumas delas me forneceram (no sábado pela manhã, a entrada estava lotada, mas demorei apenas 30 minutos na fila para validar o ingresso, o que foi algo reconfortante).
Por outro lado, servindo como uma “faca de dois gumes”, o espaço de evento ter aumentado me deixou bem cansado ao andar para diversos pontos especĂficos em tantas situações inusitadas, tudo isso para conseguir ver os painĂ©is que queria ver e para encontrar amigos e conhecidos em áreas separadas do pavilhĂŁo. Mas consigo relevar a situação e ver que tudo isso veio para agregar ao evento, que nos deu uma enorme praça de alimentação, possivelmente a maior versĂŁo de sua Artist's Alley e um excelente espaço para o palco principal, que conseguia suportar cerca de 5.000 pessoas com conforto!
Em questĂŁo de atividades para se fazer no evento, nĂŁo acho que tivemos algo fora do comum das versões anteriores do Anime Friends, mas certamente tudo foi tĂŁo divertido quanto da primeira vez: Tocar Rock Band com uma plateia inteira no estande da PS Party, aproveitar um tempo descansando nos Maid CafĂ©s, ficar vendo os capacetes expostos no espaço de Tokusatsu e tentar lembrar de qual sĂ©rie cada um pertence, tomar um saquinho de Mupy enquanto fica perambulando pelas mesas do Artist's Alley, ficar chorando pelos colecionáveis da Akiba Station, comprar algumas guloseimas que sĂł se pode encontrar no JapĂŁo (ou no Bairro da Liberdade, se vocĂŞ conseguir caçar direito), ver a galera dançando no palco de Just Dance ou jogar alguns jogos que estavam disponĂveis ao redor do evento foram algumas das coisas que me mantiveram entretido no decorrer destes quatro dias.
AlĂ©m de tudo o que estava disponĂvel neste ano, acredito que tivemos trĂŞs pontos importantĂssimos que todo mundo pĂ´de aproveitar do começo ao fim: os convidados, os palcos principais e os cosplayers! Tivemos diversos artistas internacionais no ano passado, como ASCA, Who-Ya Extended, Burnout Syndromes, Flow e SCANDAL, e admito que eles foram a melhor parte do AF 2023, mas este ano parece que o nĂvel da animação subiu, e tudo isso se dá pela extravagância que o evento se prometeu a trazer. Ver tantas celebridades ao nosso redor e se divertindo com os seus fĂŁs, como o grupo de dança Real Akiba Boyz, o dublador Yuki Kaji (Eren em Attack On Titan; Meliodas em The Seven Deadly Sins), os atores Ryota Ozawa (Kaizoku Sentai Gokaiger) e Vincent Martella (Todo Mundo Odeia o Chris), o cosplayer TARYN, a dupla de idols ClariS, os cantores VK Blanka, MindaRyn e ZAQ, as bandas Nano.Ripe, ALI, Rookiez Is Punk’d e tantos outros artistas certamente aqueceram os nossos corações, seja vendo eles nos Meet & Greet ou fazendo shows nos diversos palcos com um amontoado de otakus pulando e balançando seus lightsticks ao redor da multidĂŁo!
E os palcos em questĂŁo, que foram os espaços mais bem elaborados do evento, foi onde um mar de emoções percorreu pela mente de todos: seja nos shows do palco principal, nas competições do K-Pop Arena, nas entrevistas do AF Arena, nos desfiles do palco Cosplay Zone ou nas palestras e exibições de episĂłdios de animes recentes que aconteceram no AuditĂłrio Ultra, cada um destes palcos foram centros de diversas discussões incrĂveis e muito entusiasmo do pĂşblico, como os shows das bandas Miura Jam, Senpai Old School, Yuyu 20 e Super Friends Spirits, a dedicatĂłria que fizeram ao falecido Akira Toriyama (criador de Dragon Ball), a palestra sobre as novas adaptações live-action de Ăłtima qualidade, uma discussĂŁo sobre o futuro do novo gĂŞnero de “dark shounen”, os anĂşncios de sĂ©ries novas para as editoras presentes no evento (New Pop, JBC, Panini, Europa), as conversas com os dubladores Wendel Bezerra e Guilherme Briggs ou atĂ© a balada otaku que fechou cada dia do evento.
Mesmo assim, o palco que mais me entreteu (alĂ©m do principal, onde eu certamente perdi a minha voz durante os shows do Bandai Namco Music Live Festival, da ClariS, do Miura Jam e do Rookiez Is Punk’d) foi o novato GingakĂŞ, divulgado pela equipe da Maru Division como uma mistura de gincanas com karaokĂŞ, o que se tornou nada menos do que um espaço do caos exacerbado, no melhor sentido possĂvel! As gincanas eram extremamente divertidas de tĂŁo caĂłticas que foram, promovendo a interação da galera para decifrar de qual anime era uma mĂşsica, ou torcer por quem comia mais fatias de pĂŁo em menos tempo, enquanto que todo mundo se divertia e cantava junto durante os momentos de karaokĂŞ, passando desde fĂŁs que sĂł queriam cantar suas aberturas favoritas atĂ© completos mestres da mĂşsica, que faziam shows com o nĂvel de qualidade prĂłximo ao dos artistas internacionais.
Para complementar, acho que este foi o ano que mais tivemos variedades de cosplays trazendo um excelente nĂvel de produção e o devido carinho com seus personagens, representando desde as sĂ©ries mais adoradas pelos otakus brasileiros (como Cavaleiros do ZodĂaco e Demon Slayer) atĂ© aquelas que sĂł os fĂŁs de carteirinha iriam reconhecer (e eu adoro ver todo esse entusiasmo dos cosplayers, principalmente por ser alguĂ©m que tambĂ©m fez cosplay no evento). Geralmente conseguimos ver um certo “nicho” extremamente detalhado de cosplayers em cada ano de Anime Friends (por exemplo, em 2022 foi Spy X Family e em 2023 foi Chainsaw Man) e neste ano quase chegamos a nĂŁo ter algo do tipo, mas mesmo com essa maravilhosa bagunça de cosplayers pra lá e pra cá, quatro sĂ©ries se mostraram bem relevantes na convenção: Dungeon Meshi (um dos melhores animes deste ano, atĂ© o momento), Hazbin Hotel (pelo enorme nĂşmero de pessoas vestidas como Alastor ou Charlie Morningstar), Puella Magi Madoka Magica (por conta da dupla ClariS, que tem Connect, a primeira abertura do anime de 2011, como uma de suas mĂşsicas mais famosas) e Frieren e a Jornada para o AlĂ©m, tendo sua personagem-tĂtulo como o cosplay mais visto no evento.
Por fim, nĂŁo consigo ver muitos problemas essenciais com a organização do evento em si: Mesmo com algumas filas longas, alguns preços consideravelmente exagerados e algumas coisas que podem melhorar para as prĂłximas edições (como alguns relatos sobre problemas na compra e na impressĂŁo de fotos do Meet & Greet, ou a proximidade entre o palco principal e o GingakĂŞ, que certamente me deixou com dificuldade de ouvir as pessoas cantando no karaokĂŞ), eu acredito fielmente que pude aproveitar cada minuto deste evento, e tirou um pouco do amargor que senti durante meu primeiro evento do ano…
Agradeço muito à equipe da Maru Division, que se comprometeu com o desafio de ir além do que fizeram em 2023 e nos trouxeram um evento certamente extravagante, servindo também como uma ótima forma de re-inaugurar o espaço do Distrito Anhembi. Mal posso esperar para o retorno do Ressaca Friends em Janeiro, e também a próxima edição do Anime Friends, que já está marcada para a primeira semana de Julho!
(P.S. - Pra quem quer saber, eu estava de cosplay de Corujito, de A Casa Coruja, e de Elizabeth, de Gintama. Boa sorte caçando isso no Google e tentando entender como eu estava no evento…)
Quem aqui tambĂ©m foi no Anime Friends 2024, e como foi a sua experiĂŞncia no evento? GostarĂamos de saber o que vocĂŞs acharam do nosso conteĂşdo, entĂŁo deixe seus comentários abaixo, já que isso nos ajuda demais com nosso trabalho! Aproveite tambĂ©m para nos seguir nas nossas redes sociais e acompanhar nossos episĂłdios no seu agregador de podcast favorito. TambĂ©m estamos realizando transmissões ao vivo todos os domingos, pelos nossos canais da Twitch e do Youtube. GostarĂamos de ter vocĂŞs presentes para acompanhar nossos papos!
0 Comentários