Caramba! Três Além do PodNerd em menos de duas semanas? Essa redação do blog está a mil! Brincadeiras à parte, aqui é o Marcelo e estou trazendo mais um conteúdo fresquinho para vocês, caros leitores do blog, com o objetivo de agregar ao conteúdo discutido no último episódio do BansPodNerd! Se vocês possuem o costume de acompanhar os papos entre Bans e Guima no seu agregador de podcast favorito, já devem saber da bomba que caiu no ramo da comunicação nesta semana, então sem mais delongas, vamos pra notícia!
Sendo possível se conectar com praticamente qualquer pessoa em qualquer canto do mundo em instantes, a comunicação como a conhecemos hoje foi extremamente auxiliada pelos avanços tecnológicos da sociedade moderna e muitos de nós não conseguiria se ver sem ela nos dias atuais. Claro que todos nós, queridos, queridas e querides geeks, sabemos que não era assim no passado: a tecnologia para transmitir informações ao redor do globo demorou longas décadas para alcançar o patamar atual, mas cá estamos nós, depois que tantos pioneiros dentro do ramo da comunicação batalharam tanto para trazer algo tão corriqueiro para nós.
E neste mês, infelizmente, vemos um desses pioneiros deixando o mercado e decidindo fechar as portas: a partir do dia 26 de Junho, daqui 3 semanas, o serviço de mensagens ICQ será encerrado de vez. Proveniente do acrônimo I-C-Q (I seek you - Eu persigo você, em inglês), o programa nasceu no dia 15 de Novembro de 1996 pela empresa israelense Mirabilis e revolucionou por ser um dos primeiros serviços de mensagens instantâneas do mundo, junto de plataformas como o AOL Instant Messenger ou o MSN Messenger (sendo o equivalente ao WhatsApp de hoje).
Na longa jornada de desenvolvimento da plataforma, ela foi altamente reconhecida na época por atribuir números de contato para os usuários, permitir o envio de mensagens curtas entre as conversas, incluindo para usuário offline e com um tamanho máximo de 160 caracteres - o que hoje seria algo praticamente simples de se fazer com qualquer aparelho smartphone. Tendo mudado diversas vezes de dono nos seus 28 anos de existência (foi comprada pela AOL em 1998 e depois vendida para a empresa russa Mail.ru Group em 2010, atualmente conhecida como VK, parte da Digital Sky Technologies), o ICQ precisava ser baixado ou instalado nos computadores através de CD-ROM, limitando o uso da plataforma apenas para os desktops.
O programa alcançou sua maior popularidade no ano de 2001, quando atingiu 100 milhões de usuários simultâneos, mas os constantes avanços tecnológicos e melhorias dos sistemas das concorrentes fizeram com que a plataforma ficasse esquecida. Para piorar a situação, algumas polêmicas recentes da plataforma - que em Setembro do ano passado foi investigada pela livre disseminação de pornografia infantil devido às políticas negligentes de moderação - fez com que o ICQ fosse bloqueado no Brasil pela Justiça do Distrito Federal e removido do Google Play.
Com o crescimento exponencial do MSN, da Microsoft, e do WhatsApp nos dias atuais, a concorrência saiu vitoriosa e a empresa decidiu fechar o serviço por completo. Depois de ter ameaçado a hegemonia dos e-mail na virada do século, agora o ICQ cairá como uma plataforma desconhecida por muitos, mas que jamais deveria ter sido esquecida por tornar real algo que hoje consideramos como normal.
Agradecemos por vocês que nos acompanharam até aqui. Se vocês foram alguns dos veteranos que utilizaram o ICQ, deixem seu “F” nos comentários abaixo! Nos siga nas nossas redes sociais e acompanhe nossos novos episódios no seu agregador de podcast preferido!
0 Comentários