STAR WARS: Por que os padrões de diálogo de Anakin Skywalker e Darth Vader são tão diferentes?

Imagem: Reprodução/Lucasfilm/The Walt Disney Company

Star Wars cativou gerações de fãs ao redor do mundo, tornando-se um fenômeno cultural com seu universo rico e imaginativo, repleto de aventura e mitologia — e muito do sucesso desta saga épica que nos leva aos confins mais distantes da criatividade humana se deve à forma como foi estruturada: um emaranhado de narrativas espalhadas por filmes, quadrinhos, animações e séries que se encaixam perfeitamente na mesma cronologia.

Uma das principais essências da saga de George Lucas que dá luz à essa ideia é a conversão de Anakin Skywalker, um jovem e impetuoso Cavaleiro Jedi a serviço da República Galáctica, ao Lado Sombrio da Força, tornando-se o epítome do antagonismo na cultura pop: Darth Vader.

Anakin Skywalker e Darth Vader são tecnicamente o mesmo indivíduo, mas há algo que desperta a curiosidade dos fãs: a dualidade vocal entre as duas personas. Afinal, por que o vocabulário e os padrões de diálogo de Darth Vader são tão diferentes da época em que ele era um brilhante e apaixonado Cavaleiro Jedi?

A dualidade vocal entre Anakin Skywalker e Darth Vader

Antes do trauma causado em Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith, o perturbado Padawan de Obi-Wan Kenobi e um dos principais comandantes de campo durante as Guerras Clônicas tinha uma voz que refletia nitidamente a informalidade de um jovem adulto em desenvolvimento. Suas expressões eram feitas de forma mais direta e espontânea.

Darth Vader, similar a um nobre dos tempos medievais, possui uma linguagem mais elaborada, profunda e ameaçadora. Acompanhando a sua nova identidade como Sith, o Lorde Sombrio passa por uma transformação também na escolha meticulosa de seus vocabulários e na profundidade de seus discursos — que transmitem uma aura de autoridade e poder supremo. Não somente o seu padrão de fala, mas todo o seu comportamento e personalidade passam por uma drástica mudança.

Superficialmente, há dois grandes motivos para isso.

  1. O traje de Darth Vader. Depois da trágica batalha contra Obi-Wan Kenobi em Mustafar, Anakin foi severamente ferido e passou a utilizar uma armadura feita de uma liga de plastoide, duraço e obsidiana com tecnologia de suporte de vida — que mesmo com muitos recursos, ainda causava-lhe constante dor. O resultado permanente de seus ferimentos e toda a sua nova adaptação física podem ter exigido uma redução significativa na velocidade de seus diálogos.
  2. Influência do Lado Sombrio da Força. Em Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith, os diálogos de Hayden Christensen, intérprete de Anakin Skywalker, são mais meticulosos e profundos do que era retratado no episódio II - Ataque dos Clones. À medida que sucumbe às tentações do Lado Sombrio da Força, Anakin assume sua nova identidade como Sith e, como parte importante de uma nova autocracia, amplifica o desejo de incutir o medo no coração das pessoas e de afirmar pelos quatro cantos do universo o domínio do Império Galáctico.

A verdade é que, mesmo quando se discute a natureza divergente entre os padrões de diálogo do jovem Anakin Skywalker e do temeroso Darth Vader, encontrar os indícios do "Vader dentro de Anakin" é um esforço praticamente desnecessário. E isso acontece porque, como era de se esperar, Obi-Wan Kenobi estava certo: Anakin realmente foi, a certo ponto, assassinado por Darth Vader. Ou seja, o jovem Cavaleiro Jedi que ele havia treinado e considerado como um irmão simplesmente "desapareceu" e foi literalmente substituído por Darth Vader.

Mediante os eventos de A Vingança dos Sith, Anakin optou por uma renúncia completa de seu eu anterior e sua identidade passou por uma reconstrução absoluta, valendo-se dos ensinamentos de Darth Sidious e contemplando uma realidade completamente diferente.

Em outras palavras, pode-se dizer que Anakin Skywalker e Darth Vader possuem padrões de fala e vocabulários distintos justamente por não serem a mesma pessoa.

Postar um comentário

0 Comentários