Há aproximadamente um mês e meio atrás, eu decidi pesquisar sobre a situação deplorável da indústria de jogos eletrônicos mundial, já que (na época) cerca de 6,5 mil funcionários foram demitidos de diversas empresas que compelem o estrondoso conglomerado de “players” neste setor, como a Sony, a EPIC Games, a SEGA, a Roblox e a Riot Games. Os dados comprovaram que tudo isso ainda eram fagulhas do reajuste da indústria pós-pandemia da COVID-19, mas os números ainda foram alarmantes, já que batemos o número de demissões do ano passado, 2023, que alcançou esse resultado em meados de Outubro (enquanto que nós alcançamos isso em quase um trimestre).
A indústria de games recebeu um enorme incentivo financeiro durante a pandemia por ter sido uma das formas de entretenimento mais usufruídas pela população mundial: Apenas em 2021, ela conseguiu arrecadar mais de 180 bilhões de dólares em investimento, o que é um valor maior do que os investimentos na indústria cinematográfica e na musical juntas! Por outro lado, ela se tornou um campo mercadológico muito arriscado, já que a grana e a quantidade de tempo dedicado para produzir jogos “Triple A” (o famoso jogo de alto orçamento que geralmente chega ao Brasil custando cerca de 300 reais) só tem aumentado, e um simples fracasso pode ser a gota d’água que detona a reputação de um estúdio ou uma distribuidora no ramo, como foi o caso com Luminous Productions, o estúdio subsidiário da Square Enix encarregado de Forspoken que foi absolvido depois da péssima venda do jogo.
Toda essa onda de demissão serve tanto pela situação de empresas que não alcançam resultados desejados quanto o reajuste da indústria pós-pandemia, já que seu exuberante crescimento deu uma recaída depois de sairmos de nossas casas: Foi contabilizado um crescimento estimado de 0,6% em 2023, o que não chega aos pés dos 8% em 2020. Infelizmente, todos os participantes da indústria saíram perdendo sua força de trabalho, sendo que até empresas como Twitch e ByteDance (dona do TikTok) perderam boa parte de sua força de trabalho designada para a indústria de games.
Na última terça-feira (dia 07 de Maio) conseguimos bater essa meta: o número de demissões da indústria em patamar global já ultrapassou os 9 mil, e tudo tende a piorar com a última onda de demissões da Microsoft: 4 estúdios subsidiários da Bethesda foram fechados neste dia, incluindo a Tango Gameworks (Hi-Fi Rush; saga The Evil Within; Ghostwire; Tokyo). As demais foram Arkane Austin (Redfall; Dishonored), Alpha Dog Studios (Mighty DOOM; Wraithborne) e Roundhouse Games, que terá seus funcionários transferidos para a ZeniMax Online Studios para o desenvolvimento de The Elder Scrolls Online.
Como vocês já devem saber (já que fizemos um texto separado para o lançamento de Hi-Fi Rush no PS5 em Março), a Tango Gameworks recentemente teve um enorme engajamento e reconhecimento por conta do lançamento de Hi-Fi Rush, principalmente depois do seu lançamento de shadow drop e sua chegada no console da Sony! Ter recebido a informação do fechamento de um estúdio com um futuro tão promissor e há quase 2 meses depois de um lançamento tão relevante é assustador e demonstra que nenhuma empresa está salva, nem mesmo uma cujo lançamento muito provavelmente jogou Forspoken na cova.
Essa bomba incomoda muito, pois estes estúdios deram tanto de si para desenvolver um entretenimento valioso para todos nós, especialmente nos últimos anos, e falar que “estamos realocando recursos e custos para outras prioridades” só machuca ainda mais. Tudo o que podemos fazer agora é lamentar esta situação e rezar para que o pior já tenha passado, mas se o ano passado foi marcado na indústria como “o ano das demissões”, esse pode muito bem ser “o ano do fechamento das empresas”.
E vocês, o que acham da situação atual da indústria de jogos eletrônicos? Ficaram preocupados que alguma de suas empresas favoritas pode chegar ao fechamento? Deixe seu feedback e suas opiniões nos comentários abaixo, e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais do BansPodNerd!
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