Nesta quarta-feira, é comemorado o Dia do Trabalhador, feriado que serve como homenagem ao dia 1º de maio de 1886, quando uma greve tomou as ruas de Chicago nos Estados Unidos. O movimento tinha por objetivo a conquista de melhores condições de trabalho e renda, bem como a redução da jornada de trabalho, que chegava a 17 horas por dia. Para quem vai ficar em casa nesse feriado, selecionamos cinco grandes filmes para você assistir, refletir e se emocionar. Confira:
O Diabo Veste Prada
Nesse drama com pitadas de comédia, Andy (Anne Hathaway) é contratada como assistente de Miranda (Meryl Streep), personagem que no início nos causa repulsa pelo seu comportamento abusivo. O filme retrata os excessos da patroa, como assédio moral e desrespeito aos direitos trabalhistas, bem como as consequências desses abusos na vida pessoal da funcionária.
O Operário
E uma das atuações mais impressionantes da carreira de Cristian Bale, o filme O Operário conta a história de um torneiro mecânico que sofre de um quadro grave de insônia e passa a testemunhar eventos estranhos no seu dia a dia. O filme evidencia os malefícios causados pela carga horária de trabalho excessiva e como as consequências desse excesso podem ser devastadoras para a saúde física e mental dos trabalhadores.
Um Senhor Estagiário
Warner Bros./Reprodução
Em Um Senhor Estagiário, Robert de Niro vive Ben, personagem que busca uma nova oportunidade de trabalho, após sentir o sabor amargo da aposentadoria. O filme ensina a importância da sabedoria e da experiência dos mais velhos no dia a dia do trabalho. Contratado como Estagiário Sênior em um site de moda dirigido por Jules (Anne Hathaway), as ações e lições do veterano passam a mudar a vida da Executiva.
A Dama de Ferro
Nesse filme, a ganhadora do Oscar Meryl Streep personifica a ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, cuja política econômica ultraconservadora ignorava os direitos sociais e trabalhistas das classes menos favorecidas do Reino Unido.
Eles Não Usam Black-Tie
Lutas operárias, ditadura militar e crises familiares se misturam nesse filme brasileiro de 1981, vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Veneza. Na trama, um operário vivido por Carlos Albert Riccelli decide se casar ao saber que a sua namorada está grávida. Nesse contexto, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Temendo perder o emprego, ele fura a greve, entrando em conflito com pai (Gianfrancesco Guarnieri), um militante que passou três anos preso no período da ditadura militar.
Monstros S.A (menção honrosa)
Pixar/Divulgação
Indicação do leitor
E você, caro leitor? Qual a sua indicação de filme para esse Dia do Trabalhador? Deixe o seu comentário que em breve respondemos! :)
1 Comentários
Adorei as indicações. E deixaria como dica o já tão conhecido "Germinal".
ResponderExcluir