MCDONALD'S: Empresa de fast-food aceita a zueira dos animes e faz campanha com Studio Pierrot

Logo do WcDonald's / Divulgação / McDonald's

Todo mundo que é fã de anime já viu, em alguma adaptação de mangá ou animação original que aconteça nos dias atuais, diversas cenas que retratam um cenário urbano com marcas famosas do mundo real apresentadas nos arredores da cidade. Ou pelo menos, alguma variação destas marcas, já que colocar o logo exato delas na tela certamente daria problemas com direitos autorais e uso de imagem da marca (alguns animes, como Gintama, sabem muito bem como isso é algo problemático, principalmente para a cultura japonesa…)


Em ocasiões como essas, os animadores tentam trocar alguma parte (ou alguma letra) do nome da marca que estão fazendo a referência, e um dos casos mais hilários e famosos desta situação acontece com a gigante das redes de fast-food, o McDonald’s! Existem diversas formas nas quais a empresa foi caracterizada nas animações, mas a versão que mais prevalece é a mais simples de todas: girar o M de cabeça pra baixo, transformando o nome da empresa em WcDonald’s.


Propaganda de anime do WcDonald's se torna sucesso no Japão / Reprodução / McDonald's

Pois bem, agora que as animações japonesas modernas se tornaram tão relevantes e presentes na cultura geek e pop, não é à toa que a equipe do Méqui aproveitou essa brincadeira para fazer uma campanha super divertida e humorada no Japão! Em alguns estabelecimentos e nas embalagens de seus produtos, a empresa realmente mudou o nome de sua marca para WcDonald’s! 


Claro que, para alguns adoradores da marca, isso parece muito com a mudança do nome que foi realizada aqui no país, onde algumas lojas da empresa tiveram (e ainda estão com) seu nome alterado para Méqui, o carinhoso apelido que o Brasil decidiu dar à rede, mas este não parece ser o caso. Tudo isso não passa de uma incrível jogada de marketing para promover sua nova linha de molhos especiais Savory Chili WcDonald’s Sauce, disponibilizado exclusivamente no país.


Porém, mesmo que a empresa não mantenha esse nome no Japão, a brincadeira se mantém firme nas redes sociais, já que a empresa criou, em parceria com o estúdio de animação Studios Pierrot (Great Teacher Onizuka, Naruto, Naruto Shippuden, Boruto, Bleach, Yu Yu Hakusho, Tokyo Ghoul), um universo de aventuras animadas que se passa ao redor da empresa WcDonald’s! Essas animações são propagandas curtas de 30 segundos onde os personagens interagem com a rede através de algum gênero estereotipado de animes (como Shounen, Romance ou Mecha), geralmente envolvendo o novo molho e um pacote de McNuggets (ou WcNuggets, como são chamados na animação).


Desenho do novo molho do WcDonald's, no Japão / Reprodução / McDonald's

Até o momento, 3 animações foram liberadas no canal do Youtube do McDonald’s, com áudio em inglês e em japonês (com legendas em inglês) e todas as páginas globais da empresa nas redes sociais adotaram a nova logo do WcDonald’s. Ao que tudo indica, esta campanha não será estendida para o Brasil.


Que loucura! Parece que nem as grandes empresas conseguiram escapar desta febre dos animes, e fico surpreso em saber que o WcDonald’s está finalmente recebendo o reconhecimento que merece! E aí, o que acharam desta novidade? Gostariam que o Méqui aderisse à essa brincadeira aqui no país ou já é pedir demais? Soltem suas opiniões nos comentários e não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais!

Postar um comentário

0 Comentários