O conteúdo da HBO Max, que antes era bom, agora ficou ainda melhor com a chegada da Discovery e a mudança da marca para Max. Agora que já passamos por uma semana dessa novidade, vamos revisar para vocês quais são os pontos mais importantes desta nova plataforma e como você pode acessá-la para ver tanto conteúdo on demand quanto programações ao vivo, como os Oscars, no domingo que vem!
Antes de tudo, para aqueles se perguntando “porque eles trocaram de HBO Max para Max?”, saiba que tudo isso se trata de uma jogada de marketing e “rebranding” da empresa (ou seja, um reposicionamento da marca), que está se apresentando agora no mercado de streaming como uma marca mais abrangente e mais acessível, tanto tecnologicamente quanto comercialmente, tentando trazer um escopo maior de conteúdo para diferentes consumidores (o que é evidente pela inserção de conteúdos da marca Discovery e a fusão deste conteúdo com as outras propriedades da Warner Bros.), mas na sua essência, é tudo um pouco mais do mesmo.
Para começarmos, vamos primeiro falar em questão de conteúdo, onde não tivemos grandes mudanças: Assim como foi com a HBO Max, a Max será o principal plataforma de streaming da Warner Bros. Discovery, recebendo conteúdo exclusivo e original voltado às marcas deste conglomerado de mídias, como Cartoon Network, DC, Home & Health, Discovery Kids, Adult Swim, a própria HBO, Max Originals e Wizarding World (franquia midiática voltada para todo e qualquer conteúdo que se passe dentro do universo da saga Harry Potter).
A Max também deve fornecer algumas produções da Sony (como as animações do Aranhaverso) e transmissão ao vivo de alguns eventos, como a UEFA Champions League, o Campeonato Paulista e os Oscars de 2024. Podemos esperar também por produções nacionais no catálogo dos próximos meses, como as novelas Beleza Fatal e Dona Beja, a série spin-off do filme Cidade de Deus e os documentários do Romário e do Luva de Pedreiro.
Em questão de preços, temos significativas mudanças pela frente: Os preços da HBO Max eram separados em planos mensais (R$ 34,90 por mês), trimestrais (R$ 47,90 por trimestre - de 3 em 3 meses) e anuais (R$ 239,90 por ano), e esses planos podem ser mantidos para acessar a nova plataforma por tempo limitado (a equipe da Warner Bros. Discovery não informou sobre a data limite da validade deste plano de pagamento, mas as assinaturas sofrerão alterações em breve).
Agora a brincadeira mudou: A Max ainda possui 3 planos, mas eles vêm em duas modalidades: a mensal e a anual, com possibilidade de pagamento parcelado por mês. Os planos são: Standard (básico) com anúncios (R$ 29,90 por mês ou R$ 226,80 por ano) permite consumir o conteúdo da plataforma em 2 dispositivos ao mesmo tempo e com uma resolução Full HD, mas o maior problema são os anúncios durante a maratona do conteúdo (vale lembrar que isso não cabe às transmissões ao vivo, que geralmente são realizados com intervalos comerciais); Standard (básico) (R$ 39,90 por mês ou R$ 358,80 por ano) possui as mesmas qualidades da anterior, menos os anúncios e mais a possibilidade de realizar até 30 downloads para consumir seu conteúdo on demand e off-line; e o Premium (R$ 55,90 por mês ou R$ 478,80 por ano) permite visualização em 4 dispositivos simultâneos, resolução Full HD e 4K Ultra HD, Audio Dolby Atmos e 100 downloads para conteúdo off-line.
Toda essa mudança no pagamento, entretanto, não vai influenciar no conteúdo original de suas contas. As mudanças das contas serão geradas automaticamente pelos aplicativos em seus aparelhos celulares e Smart TVs (pode ser necessário baixar uma nova versão do aplicativo, dependendo da ferramenta que você utilizar para visualizar esse conteúdo), e todas as configurações da conta serão mantidas na nova versão, como foto de perfil, histórico de visualização e listas criadas, mas quaisquer downloads ou imagens personalizadas existentes na sua conta da HBO Max não virão para a nova plataforma. Vale a pena mencionar que a Max também trás novidades na restrição parental, permitindo criar perfis com proteção de senha e com conteúdo personalizado para diferentes faixas etárias.
Mas nem tudo o que vem de novidade significa que vai trazer melhorias pela frente. Muitas dessas mudanças nos planos desagradaram alguns fãs da Warner Bros. Discovery, principalmente para aqueles que possuíam uma conta na plataforma antiga:
- Primeiro, a empresa não comentou sobre o futuro da promoção de 50% de desconto vitalício para quem assinou a plataforma quando ela chegou ao país, desconto este que aparentemente é cancelado após a troca do plano de pagamento antigo para o atual.
- Segundo, tendo ou não o desconto de 50%, consumidores com planos mais caros (como o trimestral e o anual, que já possuíam qualidades que encontramos apenas no novo plano Premium) tiveram suas contas automaticamente transportadas para o plano Standard na mudança da HBO Max para a Max, o que os colocaram em um cenário incômodo: ou eles ficam inconformados e fazem o cancelamento da conta atual ou pagam a diferença para adquirir algo que antes eles já tinham.
- Terceiro, e o que incomoda muita gente, é o fim do compartilhamento de senhas até o fim deste ano, realizando o mesmo processo da Netflix em cobrar um valor à parte para cada pessoa que utilizar sua conta em uma residência que não seja a do assinante titular do streaming.
É necessário ressaltar que alguns bugs iniciais já foram reportados na nova plataforma, como problemas no download de conteúdo e falha na reprodução de áudio e vídeo, mas ajustes já estão sendo realizados neste momento. Além disso, é bom informar que, perante os problemas apontados acima, o PROCON já foi acionado e está analisando a situação da empresa.
Nem tudo é um mar de rosas, principalmente no mundo do streaming, mas esperamos que essas mudanças consigam consolidar a Max como uma forte concorrente neste mercado competitivo, que tenha como objetivo melhorar a qualidade de sua plataforma e do conteúdo que consumimos.
0 Comentários