ATENÇÃO: SPOILERS DE AVATAR: O ÚLTIMO MESTRE DO AR (NETFLIX, 2024), AVATAR: A LENDA DE AANG (NICKELODEON, 2005) E A LENDA DE KORRA (NICKELODEON, 2012)
Agora sim, meus queridos apreciadores dos quatro elementos! Para a incrível surpresa de ninguém na face desta terra (talvez só as dos atores que participaram da série e da equipe de produção), a série Avatar: O Último Mestre do Ar, adaptação live-action da série animada Avatar: A Lenda de Aang, receberá uma segunda e uma terceira temporada, com o intuito de completar a saga contada na versão original neste período.
Como todos sabemos, a primeira temporada do live-action adaptou a primeira temporada da animação, intitulada Livro 1: Água, onde conhecemos os personagens principais da trama, a tragédia dos 100 anos e o objetivo principal de nossos heróis: ajudar o Avatar Aang a dominar os outros 3 elementos antes do Cometa Sozin passar novamente pela terra, concedendo poder suficiente para a Nação do Fogo dominar o planeta e vencer a guerra. Mesmo com algumas pedras ao longo do caminho e alguns mashups na narrativa geral, a primeira temporada conseguiu (meio que) alcançar este mesmo ponto narrativo da animação.
Agora temos a certeza de que a Netflix pretende concluir a jornada que Aang teve na animação de forma semelhante no live-action, passando pelo Livro 2: Terra e pelo Livro 3: Fogo. Portanto, cabe a nós especular: se a Netflix decidir manter o esquema de 8 episódio (cada um com aproximadamente uma hora) e sabendo quais são os pontos principais da narrativa de A Lenda de Aang que a adaptação deve atingir, o que podemos esperar das próximas temporadas e o que eles não podem deixar de lado?
Este post foi dividido em duas partes: na primeira parte, discutimos sobre o que pode ser feito na segunda temporada, e na segunda parte, vamos analisar as possibilidades da terceira temporada e além dela. Este conteúdo é apenas especulativo, se baseando nas informações que já temos graças à narrativa original da animação da Nickelodeon.
PARTE 2 - TERCEIRA TEMPORADA
LIVRO 3: FOGO
Episódios 1 e 2: VIVENDO NA NAÇÃO DO FOGO
Logo de cara, Aang tem que acordar (com cabelo), se deparar com a derrota de Ba Sing Se e se ajustar com a nova vida como um infiltrado na Nação do Fogo. O primeiro episódio pode adaptar o começo do episódio 1 da terceira temporada, “O Despertar” e colocar o time Avatar convivendo entre os habitantes da Nação do Fogo, como no episódio 2, “A Faixa”. Zuko retorna com Azula ao Palácio do Senhor do Fogo Ozai e é recebido de braços abertos pelo pai, mas sente o pesar de não ter acabado com o Avatar e ter traído o tio, o que vai causar uma enorme culpa nele quando ele finalmente conseguiu tudo o que queria. O episódio pode terminar com Zuko pagando o assassino de aluguel para achar o Avatar e acabar o serviço.
O segundo episódio, para tentar pegar o máximo de conteúdo possível, deveria continuar a jornada do time Avatar na Nação do Fogo, enquanto adapta alguns arcos de personagens apresentados nos primeiros episódios da terceira temporada da animação: Sokka começa a treinar a arte da espada com Piandao, como no episódio 4 da terceira temporada, “O Mestre de Sokka”; Katara pode ajudar a cidade onde a equipe está, se fantasiando como o espírito da Dama Pintada , igual ao episódio 3, “A Dama Pintada”, Toph pode aprimorar (ou até descobrir) sua dobra de metal e Aang, numa tentativa de acessar o Estado Avatar novamente, descobre o passado do Avatar Roku e do Senhor do Fogo Sozin (como no episódio 6, “Avatar e o Senhor do Fogo”).
O final do episódio seria o time Avatar se reunindo, mostrando suas novas habilidades e o que aprenderam nesse tempo separados em um primeiro confronto contra o assassino que Zuko mandou atrás deles. Enquanto isso, Zuko, Azula, Mai e Ty Lee passam um merecido descanso numa ilha paradisíaca (adaptando o episódio 5, “A Ilha”), onde Zuko pode descobrir o mesmo passado que Roku contou para Aang.
Episódios 3 e 4: O DIA DO SOL NEGRO
Eu acho que podemos deixar os dois episódios da invasão do Dia do Sol Negro (episódios 10 e 11 da terceira temporada da animação) em um episódio apenas, mas eu não consigo me decidir ainda se colocamos no episódio 3 ou no 4.
Se deixarmos no episódio 4, podemos pegar o episódio 3 para adaptar algumas narrativas deixadas de lado, como a da Katara descobrindo sobre a dobra de sangue ou até mesmo puxando alguns episódios antigos que não foram trabalhados, como a seção de Katara e Toph nos Contos de Ba Sing Se
Por outro lado, se deixarmos para o episódio 3, temos mais tempo para adaptar fatos importantes da trama desta temporada, como adiantar a redenção de Zuko e os ensinamentos da dobra de fogo para Aang. Mas, pelo exercício de tentar seguir uma linha cronológica mais estável, vamos deixar o Dia do Sol Negro no episódio 4, e seguir com…
Episódios 5 e 6: ZUKO ENTRA PARA O TIME AVATAR
Estamos na reta final! Zuko finalmente entra pra equipe, partimos para a dominação de fogo logo em seguida e derrotamos o assassino de aluguel no final do quinto episódio. O objetivo é adaptar os episódios 12 e 13 de forma harmônica (“O Templo do Ar do Oeste” e “Os Mestres da Dominação de Fogo”), mostrando que Zuko se arrepende do que fez e está decidido a mudar o seu destino e o do mundo, mesmo que boa parte do time Avatar ainda não confie nele. Azula e Ozai começam a orquestrar os planos para a conquista mundial e Iroh, que recentemente fugiu da prisão, reúne os dobradores anciãos da Ordem da Lótus Branca, trazendo de volta Bumi, Pakku e Piandao (de alguma forma, precisaremos incluir Jeong Jeong no meio disso, já que ele não foi adaptado na primeira temporada. Talvez podemos fazer ele ajudar o Avatar a se conectar com Roku no episódio 2, ou fazer alguma aparição especial na segunda temporada).
O sexto episódio pode separar a equipe em duas vertentes: Zuko e Sokka partem para a prisão da Rocha Fervente para salvar Hakoda e os outros aliados caídos durante a invasão do Dia do Sol Negro (episódios 14 e 15, “A Rocha Fervente”), enquanto Katara, talvez com a ajuda de Aang e Toph, vai atrás do soldado da Nação do Fogo que acabou com sua vida (episódio 16, “Os Atacantes do Sul”), o que perderia um pouco de sentido, já que essa aventura é da Katara e do Zuko, mas temos pouco tempo para adaptar tudo. Terminamos essa dupla de episódios com a equipe reunida e pronta para o fim.
Episódios 7 e 8: O COMETA SOZIN E A BATALHA FINAL
É essencial incluir, em alguma parte desses últimos episódios, alguma piada relacionada à peça de teatro da Ilha Ember (episódio 17, “Os Atores da Ilha Ember”), e seria mil vezes melhor se os dubladores originais da animação ou os atores do filme live action de M. Night Shyamalan pudessem participar da peça.
Mas, para terminar com chave de ouro, temos que fechar a série com a batalha final pelo destino do mundo, com a Terra sendo iluminada pelo Cometa Sozin e todos os dominadores de fogo no seu ápice. O sétimo episódio deve ser uma fusão dos episódios 18 e 19 (“O Rei Fênix” e “Os Velhos Mestres”), onde o time Avatar se encontra tanto com os sobreviventes restantes do Dia do Sol Negro e Iroh, comandando a frota da Ordem da Lótus Branca. Iroh e Zuko possuem seu momento de reconciliação e cada um se prepara para a batalha que deverão travar: Zuko deve enfrentar Azula e conseguir seu lugar de direito como Príncipe da Nação do Fogo, com a ajuda da Katara; Sokka, Toph e Suki, com o restante, deve acabar com a frota de dirigíveis da Nação do Fogo e a Ordem da Lótus Branca deve retomar a posse de Ba Sing Se.
Aang fica esse tempo todo no mundo espiritual, debatendo com suas vidas passadas sobre como prosseguir com a guerra e como derrotar Ozai. E claro, o episódio final deve compilar os episódios 20 e 21 (“Para o Inferno” e “O Avatar Aang”), com uma das batalhas mais bem coreografadas na história da televisão (não aceito nada menos do que isso!). E esse seria o fim da série, compilando todo o material da animação. Ou será que não?
LIVRO 4: AR
Sim, a série possui uma continuação direta ao seu enredo, que foi aprofundado em diversas histórias em quadrinhos recentes! Um plano promissor para a longevidade da série live action seria adaptar alguma dessas histórias em uma quarta temporada, como o início da construção da Cidade República, a busca de Zuko por sua mãe, a criação da Escola de Dobra de Metal da Toph, assim como outros diversos temas que a animação já abordou de outras formas, ou nunca nem chegou a abordar!
Os criadores da própria série já anunciara há alguns anos atrás diversos planos para continuar a expansão do conteúdo deste universo, desde escrever a jornada do próximo Avatar até continuar as histórias dos personagens de A Lenda de Korra, a encarnação de Avatar mais recente, depois de Aang. Entre esses diversos planos, o mais animador deles foi uma animação contando o futuro da Lenda de Aang, acompanhando o time Avatar adulto e abrangendo etapas da história que nunca foram mostrados entre a coroação de Zuko como Senhor do Fogo (acabando com a guerra de 100 anos) e o nascimento de Korra.
Talvez uma adaptação live action deste momento da história pode vir a acontecer, se a jornada da série decidir seguir com mais temporadas, podendo assim responder algumas perguntas nunca resolvidas, como o relacionamento de Toph com o pai de suas futuras filhas, Lin e Suyin Beifong, os acontecimento que levaram à morte de Sokka e de Aang (já que ambos não estão na saga de Korra), ou até mesmo a chegada de Iroh no Mundo Espiritual. De qualquer forma, tudo depende das próximas temporadas e como a Lenda de Aang será concluída em sua nova versão.
Espero que tenham gostado deste conteúdo. Desculpe pela enorme quantidade de spoilers e sintam-se livres à comentar conosco o que vocês acharam dessas ideias e como vocês fariam para adaptar as próximas temporadas do live action da Netflix! Não deixe de nos acompanhar nas nossas redes sociais!
0 Comentários