EPIC MICKEY REBRUSHED: Remake de clássico do Wii foi anunciado e será lançado ainda neste ano

Arte de capa do jogo Epic Mickey / Divulgação / Disney Interactive Studios

Anunciado sem aviso prévio durante a Nintendo Direct: Partner Showcase que ocorreu na quarta passada (dia 21 de Fevereiro), o jogo Disney Epic Mickey: Rebrushed, remake do clássico exclusivo do Nintendo Wii, Disney Epic Mickey, deve chegar ainda neste ano para PC e para os consoles PS4, PS5, XBOX One, XBOX Series X e Series S, e lógico, o Nintendo Switch.


Não se preocupem, ainda iremos falar dos anúncios da Nintendo Direct com mais calma, mas queria comentar antes deste jogo maravilhoso que tem um lugarzinho especial no meu coração como sendo um daqueles jogos que minha mente infantil e incompetente nunca conseguiu completar e exige vingança!


Epic Mickey foi um dos principais jogos exclusivos do Nintendo Wii, produzido pela descontinuada Disney Interactive Studios (vou abreviá-la para D.I.S., só para facilitar o texto) e desenvolvida pela extinta Junction Point Studios. Para contextualizar, D.I.S. foi a produtora in loco da The Walt Disney Company desde a década de 90 até o começo da década de 2010 e teve diversos jogos multiplataformas no seu catálogo, como as adaptações de suas franquias mais conhecidas (Monstros S.A., Chicken Little, Família do Futuro, Toy Story, Carros, Phineas e Ferb, Kim Possible, Ducktales, etc.), o começo da saga Kingdom Hearts (junto com a Square Enix) e Disney Infinity, o game estilo toys-to-life desenvolvido pela Avalanche Software (Hogwarts Legacy) que foi a última contribuição da produtora antes de seu fechamento.


Concept Art do jogo Epic Mickey / Divulgação / Junction Point Studios

Por outro lado, a Junction Point Studios foi uma desenvolvedora de videogames criada por Warren Spector, renomado designer de jogos eletrônicos e conhecido pela série de jogos Deus Ex e System Shock. Depois da dissolução de sua última empresa, ele se reuniu com alguns de seus colegas e ex-funcionários para formar a Junction Point, que pouco tempo depois de sua fundação foi comprada pela The Walt Disney Company para fazer parte do segmento de games da D.I.S. e trabalhar especificamente no desenvolvimento de Epic Mickey. Depois do grande sucesso do primeiro jogo, a equipe produziu sua continuação e estava planejando uma terceira parte da franquia, além de alguns spin-offs, mas a empresa foi fechada junto da D.I.S. em 2013 e o jogo original tornou-se uma relíquia aclamada por um seleto grupo de pessoas que sonhavam há anos pelo seu retorno triunfal (ou em alguma forma de adaptação para outras mídias).


Agora, a produtora THQ Nordic (Biomutant, Alone in the Dark, Destroy All Humans!, Darksiders) vai entregar o remake do jogo, que está sendo desenvolvido pela Purple Lamp (Spongebob Squarepants: Battle for Bikini Bottom - Rehydrated, Spongebob Squarepants: The Cosmic Shake) ainda neste ano, prometendo melhorias gráficas (que já foi percebida no remake da cutscene de abertura do jogo) e novidades para o gameplay, como novos movimentos disponíveis para o Mickey!


Vídeo de comparação entre as cutscenes inicias do jogo Epic Mickey e sua versão Rebrushed / Reprodução / Youtube / Disney

O jogo se passa dentro de Wasteland, uma versão deturpada e macabra da famosa Disneyland (a versão da Califórnia dos parques da Disney), onde o querido mascote da Disney, Mickey Mouse, se encontra preso após a cutscene de abertura. Wasteland é o lar dos personagens esquecidos e dos cartoons antigos e desgastados, onde tudo aquilo que um dia foi famoso na Disney agora reside, mas um acidente catastrófico causado pelo Mancha Negra (uma aberração de pura tinta criada pelo próprio ratinho) destruiu esta utopia e distorceu seus habitantes. Com um pincel mágico em suas mãos, Mickey deve restaurar a vida em Wasteland e voltar para casa enquanto enfrenta os respingos de Mancha Negra, as atrocidades mecânicas de um cientista louco e as travessuras de seu maior rival: Oswald, O Coelho Sortudo, primeira criação de Walt Disney e o primeiro residente de Wasteland.


Este jogo de plataforma 3D foi adorado pelos fãs, tanto pelas suas concept arts vazadas durante o desenvolvimento do jogo (o que prometia um visual aterrorizante e que certamente não condizia com as diretrizes da Disney de produzir um conteúdo “family friendly”) quanto pela sua jogabilidade, que implementou um pincel mágico que não apenas interagia com o cenário dependendo de qual substância era utilizada (tinta para completar cenários e plataformas e diluente - ou removedor - para apagar o cenário ou a tinta utilizada nele) como também era utilizado para o combate (tinta transforma os inimigos em aliados, enquanto diluente destrói os inimigos) e para uma introspecção moral que nunca foi devidamente implementada no jogo, mas que alterava o resultado final da história (usar mais tinta te leva para o caminho bom e usar mais diluente, para o caminho “mal”).


Foto de uma das únicas ilustrações de Mickey e Oswald juntos, feita pelo próprio Walt Disney / Divulgação / Disney

A inclusão do personagem Oswald foi um dos principais pontos de interesse do jogo: conhecido como o primeiro personagem criado por Walter Elias Disney, o coelho participou de algumas animações produzidas pelo próprio homem em parceria com a Universal Studios. Walt requisitou por um aumento salarial ao receber a notícia de que a Universal pediu por mais animações de Oswald, mas a empresa negou a proposta, retirou Walt do projeto e ficou com os direitos de uso do personagem! Logo em seguida, Walt seguiu em frente com suas animações, criou o Mickey e o tornou num sucesso de vendas, investiu no prolongamento das leis de direitos autorais para permanecer com o ratinho em suas mão até hoje (a versão original de Mickey entrou em domínio público no começo de 2024; A de Oswald entrou em 2023), expandiu seu império e o resto é história.


Oswald ficou nas mãos da Universal desde então e parou de ter produções com seu nome no começo da década de 40. Em 2003, com os planos para Epic Mickey começando a tomar forma, Bob Iger (CEO da The Walt Disney Company) se encarregou pessoalmente de tomar a posse do coelho, o que conseguiu em 2006, ao trocar os direitos de Oswald pelo uso do famoso comentarista de futebol americano, Al Michaels, para a Universal (sim, uma pessoa real, de carne e osso, foi usada como moeda de troca de um personagem de desenho animado que não fazia sucesso há quase 80 anos e mal foi utilizado direito desde o fim da saga de jogos).


Depois de anos de especulações, finalmente teremos o retorno desta saga magnífica para as novas gerações de consoles, e assim esperamos que Epic Mickey não tenha apenas um retorno triunfante, mas também a chance de ter um futuro épico pela frente!


DISNEY EPIC MICKEY: REBRUSHED tem previsão para lançar em 2024 para PS4, PS5, XBOX ONE, XBOX Series X e Series S, Nintendo Switch e PC

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