XBOX Developer Direct 2024: O que esperar da Microsoft para este ano?

Divulgação / XBOX Games Studios

O ano mal começou e já temos novidades no mundo dos games, sendo uma das mais relevantes os anúncios da Developer Direct da XBOX e suas empresas parceiras, apresentando as principais novidades e os jogos mais aguardados para os consoles XBOX Series X e Series S, e também para a Gamepass e PC.

A empresa já prometeu muito e entregou diversas novidades na Direct do ano passado: Mesmo que nem todos os anúncios tenham sido um grande acerto no decorrer de 2023, como podemos ver com o resultado de Redfall e Forza Motorsport nas suas reviews internacionais, e a recepção um tanto quanto mista de Minecraft Legends, o evento online apresentou o que eu considero como sendo, sinceramente falando, uma das melhores surpresas e um dos melhores jogos do ano passado: Hi-Fi Rush, desenvolvida pela Tango Gameworks (Ghostwire: Tokyo; The Evil Within) e lançado na mesma data de seu anúncio na Direct em questão!

Mas e a Direct de 2024? O que mais soa promissor dentro desta primeira visão do universo dos games para este ano?

Divulgação / XBOX Games Studios

AVOWED (OBSIDIAN ENTERTAINMENT)

Obsidian Entertainment (Fallout: New Vegas, The Outer Worlds, Grounded) está desenvolvendo um novo jogo de RPG, focado no gênero de fantasia e com jogabilidade em primeira pessoa. Muito pouco foi apresentado em questão de história e worldbuilding de Avowed, a não ser por uma missão secundária com trama e diálogos genéricos, e o nível da qualidade dos detalhes dos NPCs é bem semelhante ao que foi apresentado em outros jogos do gênero, como Baldur´s Gate 3

Mas o que a Obsidian não tinha de história ela compensou com apresentação de gameplay e revelação de alguns cenários deslumbrantes do mundo criado para o jogo! A maior promessa da empresa para o jogo é um sistema de combate dinâmico e flexível - possibilitando aos players a mudança de equipamento e o estilo de jogabilidade, com loadings de troca de armas instantâneos e diversas opções de armamentos que reagem com o cenário em tempo real.


Divulgação / XBOX Games Studios

SENUA´S SAGA: HELLBLADE 2 (NINJA THEORY)

A continuação desta nova saga elaborada pela Ninja Theory (Hellblade; Senua´s Sacrifice, DMC: Devil May Cry, Bleeding Edge, Star Wars VR: Vader Immortal) foi o único anúncio deste Direct com uma data de lançamento concreta, já que está nos seus últimos meses de desenvolvimento. A continuação do aclamado e premiado jogo de 2017 nos insere de novo na perspectiva de Senua, enquanto ela desbrava as terras da Islândia em busca dos Vikings que massacraram sua tribo celta e ainda aterrorizam os países nórdicos.

Depois de sua jornada até o inferno e ter encontrado algum tipo de paz e convívio com as vozes em sua cabeça, ela deve usufruir de suas habilidades e buscar vingança, além de aliados para sua jornada, estes que podem vangloriar suas “habilidades” ou apresentar desgosto e chamá-las de “maldição” (ou pelo menos era assim que a paranoia e a esquizofrenia eram consideradas naquele momento histórico). 

A narrativa continua sendo o ponto central deste jogo! Em questão à ambientação e à interpretação de uma protagonista com habilidades peculiares, é incrível ver a dedicação do estúdio em prol da fidelidade do game, seja na pesquisa do cenário feita com base na Islândia moderna, no uso de ferramentas avançadas de captação de áudio binaural e espacial para todos os efeitos sonoros e até na construção de um enredo com auxílio de relatos de pacientes com condições semelhantes de Senua e orientações em tempo real de psicólogos e especialistas no assunto.


Divulgação / XBOX Games Studios

VISIONS OF MANA (SQUARE ENIX)

A queridinha Square Enix (Final Fantasy, Dragon Quest, Forspoken, Octopath Traveler) está trazendo uma nova adição para a série de jogos da franquia Mana, o primeiro para os consoles da Microsoft e o primeiro da saga principal em 15 anos! Idealizada como um spin-off da saga Final Fantasy, que depois tomou sua própria forma e trouxe diversas versões remasterizadas e 3D dos primeiros jogos nos últimos anos, a equipe finalmente focou suas energias para produzir uma nova história dentro da franquia!

Entre os pontos mais cativantes da apresentação, não podemos deixar de citar a extensa trilha sonora de 100 músicas, o retorno de compositores que já trabalharam nos primórdios da franquia, a promessa de um sistema de trilha sonora adaptativa que implemente transições musicais sem cortes durante a mudança de biomas ou na introdução de combates, novas mecânicas de combate aéreo, monstros clássicos dos jogos 2D e novos, todos atualizados em 3D e acima de tudo, os Pikuls: novos companheiros de aventura e de travessia, que de acordo com o criador da série, Koichi Ishii, se parece com uma fusão de Yorkshire com pangolim e uma pitada de inspiração do deus Anúbis da mitologia egípcia, O resultado final é simplesmente um dos animais de videogames mais fofos que eu já vi, parece um cachorrinho gigante!

Divulgação / XBOX Games Studios

ARA: HISTORY UNTOLD (OXIDE GAMES)

Depois de uma década da sua criação, a Oxide Games (Ashes of the Singularity) traz o seu mais novo jogo de estratégia com vertentes em narrativas históricas, Ara: History Untold. Os desenvolvedores apresentam Ara com sendo um jogo com um mundo vivo, onde você pode comandar da forma que quiser e trilhar o seu caminho para se tornar a nação mais prestigiada no planeta.

Falando em mundo vivo, esse foi exatamente o nome escolhido ao mapa do jogo, e a principal sacada desta novidade vem na sua interatividade: ele pode parecer um enorme mundo aberto inexplorado no começo, mas o novo sistema de adaptabilidade generativa faz com que ele interaja com as mudanças naturais e humanas causadas durante a gameplay, forçando os jogadores a lidar com as consequências dos seus atos no planeta e observar como suas colônias se adaptam com o tempo, seja pela destruição da vegetação ou pelo desenvolvimento arquitetônico das construções ao redor dos municípios.

Mas a mecânica mais interessante deste novo jogo é o sistema de prestígio: uma nova forma de evoluir seus líderes, permitindo que cada um tenha um estilo de liderança diferente. Para se sair vitorioso contra seus rivais, os jogadores devem construir a nação mais influente e desenvolvida do mundo, e essa influência é contada através do sistema de pontos de prestígio e que pode ser trabalhado através de diversas categorias: seja na área militar, na comercial, na cultural ou até na religiosa, não existindo uma fórmula mágica exata para vencer uma disputa de território.

Outro ponto apresentado pela equipe de Ara é o sistema de jogo por turnos simultâneos, onde os jogadores podem interagir com outras facções do mundo em tempo real, sem precisar “esperar pelo próximo turno” para reagir a algum acontecimento importante. Isso promete deixar o combate mais dinâmico e desafiar os jogadores a testar suas habilidades, como decidir estrategicamente a melhor forma de manejar suas tropas e gastar seus recursos valiosos durante suas ações no mapa.


Divulgação / XBOX Games Studios / Bethesda

INDIANA JONES AND THE GREAT CIRCLE (MACHINEGAMES)

Para fechar o evento com chave de ouro, a Machinegames (Wolfenstein, Doom, Deathloop) nos apresentou, na companhia do produtor executivo da Bethesda, Todd Howard, o primeiro trailer de gameplay de Indiana Jones and the Great Circle. Em desenvolvimento desde 2021, essa foi a primeira vez que vimos o jogo em qualquer tipo de situação, e já foi até anunciado que ele sairá em alguma data não especificada deste ano, para a surpresa de muitos!

Se passando entre “Caçadores da Arca Perdida” e “A Última Cruzada” (Indiana Jones 1 e 3, respectivamente), o jogador controlará o famoso arqueólogo em busca de um novo mistério. Durante uma invasão em seu escritório e o roubo de um artefato histórico aparentemente insignificante, Indy se vê intrigado pela situação e parte em busca de respostas que lhe levam pelas areias do Egito, pelas ruas do Vaticano e até nas montanhas nevadas do Himalaia, se esbarrando novamente com vários grupos de nazistas fanáticos em uma caçada em prol do Grande Círculo, uma linha imaginária que conecta os pontos históricos e espirituais mais relevantes de todos os tempos em um círculo perfeito ao redor do mundo.

O jogo se passará (em sua grande maioria) em primeira pessoa, permitindo aos jogadores observar o mundo e lutar contra nazistas como se eles realmente fossem Indiana Jones, mas os desenvolvedores prometeram deixar alguns momentos de travessia no mapa e até as cutscenes em terceira pessoa, para os jogadores apreciarem a história da melhor forma possível. Muitas pessoas criticaram essa opção pela jogabilidade em FPS, mas não nos assusta muito já que a principal série de jogos da desenvolvedora (no caso, Wolfenstein) foi toda desenvolvida em primeira pessoa, e é uma ótima forma de tornar a experiência mais imersiva para os jogadores. 

Podemos ver que a equipe da Machinegames possui um carinho enorme pelo personagem e sua significativa ramificação nas narrativas de aventuras épicas: desde elaborar uma mecânica de combate com seu icônico chicote em foco até o desenvolvimento de diversos quebra-cabeças e desafios lógicos para que o jogador possa solucioná-los e uma trilha sonora de peso semelhante ao do querido John Williams, Indiana Jones and the Great Circle promete ser uma emocionante adição ao universo do nosso arqueólogo favorito, só esperamos que o jogo seja tão bom ao ponto dele também merecer pertencer a um museu no futuro distante.


VEREDITO

Para quem se interessou pelo jogos acima e quer saber com mais detalhes como está sendo o desenvolvimento de tudo isso, pode assistir à apresentação completa do Developer Direct 2024 abaixo, agora com legendas em Português:

Divulgação / XBOX Games Studios

Apesar de não termos nenhum anúncio previsto para lançar nos próximos meses, podemos ver que os jogos anunciados são promissores, sejam eles novidades nos seus respectivos gêneros (como Ara e Indiana Jones) ou continuações promissoras de sagas aclamadas (como Senua´s Saga e Visions of Mana). Não dá para negar que a XBOX Direct de 2024 fez enormes promessas e instiga nossa curiosidade para esse novo capítulo na história da Microsoft. Agora é esperar para ver se algum desses títulos irá vingar ou se nenhum deles é digno de ser exposto para a posteridade.

Mas queremos saber agora de você, caro leitor! Qual sua opinião aos anúncios da XBOX Direct 2024? Tá pensando em comprar algum desses jogos na pré-venda? Ficou furioso também pela câmera em primeira pessoa no jogo do Indy? Tá preparado para completar mais alguns RPGs? Comente sobre isso e muito mais nos comentários e nas nossas redes sociais!


Avowed tem previsão de lançar no final de 2024 (Outubro à Dezembro) para XBOX Series X e Series S, Gamepass e PC

Senua´s Saga: Hellblade 2 será lançado no dia 21 de Maio de 2024 para XBOX Series X e Series S, Gamepass e PC

Visions of Mana tem previsão para lançar no terceiro trimestre de 2024 (Julho à Setembro) para XBOX Series X e Series S, PS4, PS5 e PC

Ara: Story Untold tem previsão para lançar no final de 2024 (Outubro à Dezembro) para Gamepass e PC

Indiana Jones and the Great Circle tem previsão para lançar em 2024 para XBOX Series X e Series S, Gamepass e PC


Postar um comentário

0 Comentários